Deputado federal Jaime Martins - MG se reúne com Embaixador do Peru para debater Projeto da Ferrovia Transcontinental
Deputado Federal Jaime Martins se reuniu essa semana em Brasília com o Embaixador do Peru, Jorge Bayona, e autoridades para debater projeto que interligará importantes regiões do nosso país ao Oceano Pacífico e modernizará o modal ferroviário brasileiro
O Deputado Federal Jaiminho Martins (PR/MG), afirmou ontem (21), em entrevista, que esta otimista com os avanços dos investimentos em modais de transporte para garantir o desenvolvimento do Brasil. A declaração do parlamentar mineiro veio após uma reunião realizada em Brasília com o Embaixador do Peru, Jorge Bayona, o Senador Valdir Raupp, o Professor da Universidade Politécnica de Madri, Benjamin Celada Tamames, o Diretor Presidente da VALEC, José Eduardo Sabóia Castello Branco, e o Deputado Luiz Pitiman, onde foi colocado em debate a construção da Ferrovia Transcontinental.
Jaiminho reiterou a importância do projeto, que ligará o Rio de Janeiro a Rondônia, passando por mais quatro estados. “Estou otimista como avanço do projeto, uma vez que quando concluído, o percurso totalizará 4.400 km em território brasileiro, interligando importantes regiões do nosso país e também modernizando o modal ferroviário brasileiro. Como parceiro neste projeto, o Peru já adotou medidas legais para priorizar a ligação de seus portos à fronteira com o Brasil, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul. Da mesma forma, estamos buscando parceiros e investidores com expertise na area de ferrovias para o avanço do nosso projeto, o que é o caso do Governo do País Basco, aqui representado pelo Professor Benjamin Tamames. Novamente, reitero, é um projeto importante que irá beneficiar vários estados brasileiros, entre eles o estado que represento Minas Gerais”, avaliou Jaime.
Atualmente, o primeiro trecho da ferrovia, de Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), está com obras autorizadas e tem previsão de conclusão para o fim de 2014. Quando concluída, a ferrovia transportará 20 milhões de toneladas de carga por ano, escoando a produção nacional, em especial as commodities cultivadas no centro-norte do país, com um custo de transporte mais baixo. “O Brasil é uma das maiores economias do mundo e precisa investir e dispor de modais de transporte ( malhas ferroviária, hidroviária e rodoviária) condizentes com a posição que ocupa no cenário internacional, promovendo o crescimento e o fortalecimento da nossa nação”, finalizou.
Parceria com o Governo do Peru
O governo Peruano é um parceiro fundamental no projeto da Ferrovia Transcontinental. Jaime Martins falou sobre essa união entre brasileiros e peruanos. “A Ferrovia Transcontinental é um projeto prioritário para o governo peruano, mas para que ele tenha sucesso é necessário que os dois países coordenem seus interesses e ajam simultaneamente. O estado de Rondônia, por exemplo, que foi representado aqui neste nosso encontro pelo Senador Waldir Raupp, tem um papel fundamental no projeto. Ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, a ferrovia terá uma distância aproximada de 4 mil km, ligando o litoral do estado do Rio de Janeiro à divisa com o Peru, passando cidades de diferentes regiões brasileiras, como Muriaé, Ipatinga e Paracatu (MG); Brasília (DF); Uruaçú (GO); Cocalinho, Ribeirão Cascalheira (MT) e chegando ao norte, com ramal em Lucas do Rio Verde,também no Mato Grosso. De lá, seguirá para Vilhena e Porto Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança (AC), adentrando no território Peruano. Com a Transcontinental em operação o transporte brasileiro irá viver uma nova fase, certamente mais eficiente, uma vez que hoje ele é feito praticamente por caminhões em rodovias. Dessa forma, temos trabalhado em projetos que irão implantar uma nova logística de transportes para o País, onde o conceito de intermodalidade e intramodalidade serão objetivamente os conceitos adotados”, finalizou Jaime Martins.
Jaiminho reiterou a importância do projeto, que ligará o Rio de Janeiro a Rondônia, passando por mais quatro estados. “Estou otimista como avanço do projeto, uma vez que quando concluído, o percurso totalizará 4.400 km em território brasileiro, interligando importantes regiões do nosso país e também modernizando o modal ferroviário brasileiro. Como parceiro neste projeto, o Peru já adotou medidas legais para priorizar a ligação de seus portos à fronteira com o Brasil, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul. Da mesma forma, estamos buscando parceiros e investidores com expertise na area de ferrovias para o avanço do nosso projeto, o que é o caso do Governo do País Basco, aqui representado pelo Professor Benjamin Tamames. Novamente, reitero, é um projeto importante que irá beneficiar vários estados brasileiros, entre eles o estado que represento Minas Gerais”, avaliou Jaime.
Atualmente, o primeiro trecho da ferrovia, de Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), está com obras autorizadas e tem previsão de conclusão para o fim de 2014. Quando concluída, a ferrovia transportará 20 milhões de toneladas de carga por ano, escoando a produção nacional, em especial as commodities cultivadas no centro-norte do país, com um custo de transporte mais baixo. “O Brasil é uma das maiores economias do mundo e precisa investir e dispor de modais de transporte ( malhas ferroviária, hidroviária e rodoviária) condizentes com a posição que ocupa no cenário internacional, promovendo o crescimento e o fortalecimento da nossa nação”, finalizou.
Parceria com o Governo do Peru
O governo Peruano é um parceiro fundamental no projeto da Ferrovia Transcontinental. Jaime Martins falou sobre essa união entre brasileiros e peruanos. “A Ferrovia Transcontinental é um projeto prioritário para o governo peruano, mas para que ele tenha sucesso é necessário que os dois países coordenem seus interesses e ajam simultaneamente. O estado de Rondônia, por exemplo, que foi representado aqui neste nosso encontro pelo Senador Waldir Raupp, tem um papel fundamental no projeto. Ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, a ferrovia terá uma distância aproximada de 4 mil km, ligando o litoral do estado do Rio de Janeiro à divisa com o Peru, passando cidades de diferentes regiões brasileiras, como Muriaé, Ipatinga e Paracatu (MG); Brasília (DF); Uruaçú (GO); Cocalinho, Ribeirão Cascalheira (MT) e chegando ao norte, com ramal em Lucas do Rio Verde,também no Mato Grosso. De lá, seguirá para Vilhena e Porto Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança (AC), adentrando no território Peruano. Com a Transcontinental em operação o transporte brasileiro irá viver uma nova fase, certamente mais eficiente, uma vez que hoje ele é feito praticamente por caminhões em rodovias. Dessa forma, temos trabalhado em projetos que irão implantar uma nova logística de transportes para o País, onde o conceito de intermodalidade e intramodalidade serão objetivamente os conceitos adotados”, finalizou Jaime Martins.
Sexta-feira, 23 de março de 2012
Por: Elias Costa - Assessoria de Imprensa
do Gabinete Deputado Federal Jaime Martins
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