quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ferrovia Belo Horizonte Curitiba



   Edital para nova linha férrea deve abrir em

60 dias em Itapetininga, SP

 

Processo de licitação será realizado pelo Dnit, e não mais pela Prefeitura.


Com novo trajeto, Centro ficará livre do tráfego pesado de trens.

Do G1 Itapetininga e Região
 

O edital para licitação do novo trajeto da linha férrea de Itapetininga (SP) deve ser aberto em até 60 dias. O novo processo vai definir qual será a empresa responsável pelas mudanças na cidade. A empresa escolhida terá um ano para entregar o projeto.

E a novidade é que quem será o responsável por realizar o processo de licitação será o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e não mais a Prefeitura.

O Secretário de Planejamento de Itapetininga, Messias Ferreira Lúcio, explica que o projeto será detalhado. "Vai dar para saber o valor exato da obra a ser construída. E com base no projeto, se fará uma nova licitação para a construção da transposição, da nova linha férrea da cidade".

A ideia do projeto que vem sendo estudado é retirar esses trens que ainda circulam, por várias vezes ao dia, pelo Centro. O novo traçado terá cerca de 18 km, será mais reto e passará pela região periférica da cidade, entre os bairros Mato Seco e Curuça.

O novo traçado também deverá integrar o projeto de cerca de mil quilômetros que ligará Belo Horizonte (MG) até Curitiba (PR) e será usado para transportes de cargas e passageiros.

A linha férrea atual passa pelo Centro de Itapetininga. (Foto: Reprodução/TV Tem) 

A linha férrea atual passa pelo Centro de
Itapetininga. (Foto: Reprodução/TV Tem)


O Secretário de Planejamento informa que os trilhos atuais não comportariam um trem de alta velocidade. "A estação antiga foi inagurada em 1895, mais de 100 anos. Na época não tinham os recursos que temos hoje, como de terraplanagem, de máquinas. Era tudo feito com base na força animal e no braço do homem. E para que não houvesse muita movimentação de terra, o traçado acompanhava a topografia do terreno", justifica.

Com o novo traçado, todos estão de acordo. A dúvida agora é com o que será feito com o atual trajeto, que será desativado. Existem três possibilidades em estudo: tansformar o espaço em uma avenida, em uma ciclovia, ou aproveitar para instalar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), parecido com um metrô, porém, com poucos vagões, reduzindo bastante a composição, em relação aos trens.

Novo trajeto da ferrovia será menos sinuoso, com 18 km, e passará pela região periférica da cidade.  (Foto: Reprodução/TV Tem)


Novo trajeto da ferrovia será menos sinuoso, com 18 km, e passará pela região periférica da cidade. (Foto: Reprodução/TV Tem)


 Muitos acidentes graves já foram registrados ao longo da ferrovia envolvendo pedestres e motoristas. Outro problema muito comum é quando o trem precisa para e, como a composição é muito grande, acabam fechando vários cruzamentos ao mesmo tempo, prejudicando o trânsito de veículos.

Messias esclarece que se instalarem um VLT, a situação será outra. "Caso seja aproveitado para um trem de passageiros, será uma composição curta, com dois ou três vagões, e as cancelas seriam automáticas, sem nenhuma interferência, como se fosse um cruzamento de carros", finaliza o secretário.


 G1  11/06/2012  07h42


                    assista o video contorno ferroviario de Itapetininga 

e construção da futura linha Belo Horizonte Curitiba com 1000 Km




Observação do Blog Ferrovia Campinas BH :

 Excelente noticia  da TV Tem de Itapetininga do Portal Globo G1, inclusa em um pequeno parágrafo que o trecho do contorno ferrovíario de Itapetininga integrará o projeto de ferrovia de carga interligando Belo Horizonte a Curitiba com 1000 km e que será utilizado para transporte de carga, sabendo que até agora não havia nenhum dado oficial dos projeto do governo no PAC 1, e PAC 2, apenas o TAV. Consideramos o projeto estratégico para o Brasil, pois ligará a Malha ferroviaria  sul com a Malha ferroviaria MG e a malha ferroviaria do Nordeste em bitola métrica  e ligará varias cidades como Curitiba, Itararé, Itapeva, Itapetininga, Iperó, Itu, Sorocaba, Campinas e claro o sul de Minas Gerais; acreditamos que o melhor caminho é o proposto por nós, na região de Pouso Alegre atendendo as regiões de Itajubá, Santa Rita do Sapucai, Alfenas conectando com Varginha, Três Corações indo em direção de Lavras , Divinópolis , Belo Horizonte , Monte Claro e os Estados do Nordeste.

Certamente será o estudo do projeto, a construção do trecho em bitola mista alargando futuramente com a interligação no Paraná do trecho Rio Branco do Sul a Apiaí, para alcançar a região Metropolitana de Curitiba, a construção de um novo trecho interligando Sorocaba a Itu e claro pensamos ser o melhor trecho, Mogi Mirim - Mogi Guaçu através de Jacutinga - Albertina, via o vale do Rio Cervo em Pouso Alegre a Varginha e Trẽs Corações.

Lembrando que a Região Metropolitana de Curitiba tem uma população de 3 milhões e 200 mil habitantes e um pib de 74,8 Bilhões de Reais com 26 municipios, a região de Sorocaba tem uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes e um pib de 26,5 bilhões de reais com 20 municipios, Campinas tem uma população de 2 milhões e 800 mil habitantes e um pib de 65 bilhões de reais e 19 municipios, Pouso Alegre, Varginha e Três Corações são municipios todos tem mais de 100 mil habitantes e são cidades em crescimento e desenvolvimento que formam aglomerações urbanas com varios municipios no entorno, lembrando que Divinópolis é uma  cidade com mais de 200 mil habitantes com um pib de 3 bilhões de reais, fora as cidades circunvizinhas e a região metropolitana de Belo Horizonte tem 4 milhões e 900 mil habitantes com um pib 108 bilhões de Reais com 34 municipios . Estas regiões alcançam o pib de 300 bilhões de reais com mais de 12 milhões de habitantes.


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