terça-feira, 20 de março de 2012

A importância da Ferrovia Campinas BH para São Paulo e o Brasil

A importância da reconstrução da Ferrovia Campinas BH 

para  São Paulo e o Brasil



 Nós do blog Ferrovia Campinas BH, estamos informando a audiência publica realizada nesta data de 22 de março de 2012 da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista da ALESP – Modernização e Expansão do Transporte sobre trilho no Estado de São Paulo na ALESP - Assembléia Legislativa de São Paulo, a importância da nossa campanha pela reconstrução da Ferrovia ligando Campinas através da região de Mogi Mirim, Mogi Guaçu à Belo Horizonte através do sul de Minas Gerais, regiões dos municípios de Pouso Alegre, Varginha, Três Corações, Lavras entre outras. Lembrando que apresentamos a proposta em 17 de junho de 2011 no seminario desenvolvmento das ferrovias realizado pela frente parlamentar mista do congresso nacional em audiencia pùblica nesta mesma casa a ALESP.

A reconstrução desta Ferrovia Campinas BH tem a importância de ligar eficientemente a malha ferroviária em bitola estreita do sul do país, Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a malha paulista em bitola estreita métrica tais como as regiões de Ourinhos, Sorocaba, Porto de Santos, Bauru, à Campinas que está se transformando num grande pólo e centro logístico de carga, a malha ferroviária de bitola estreita métrica dos Estados de Minas Gerais, Norte do Rio de Janeiro, Espírito Santos, Bahia e os Estados do Nordeste, lembrando que a ferrovia é eficiente no transporte de carga à longa distância quando consegue ser vantajosa na redução de custos em relação ao sistema rodoviário de carga e consegue a melhor eficiência quando os dois sistemas realizam o sistema intermodal através do uso de contêineres.

Através desta ferrovia que já existiu no passado será possível evitar uma volta de um vagão que saindo de Campinas precisa ir a Ribeirão Preto e ao Triangulo Mineiro para poder chegar a Belo Horizonte perfazendo mais de 1000 kilometros, enquanto um caminhão saindo de Campinas usando as modernas Rodovia Dom Pedro I e Fernão Dias percorre a metade, e em poucas horas está em Belo Horizonte,  um trem ou vagão ferroviario poderá levar até dois dias de translado somente neste trecho. Lembrando que a Fernão Dias depois de recentemente duplicada, já começa a demonstrar sinais de congestionamento de caminhões que buscam alcançar os estados do Nordeste.

A Reconstrução da ferrovia Campinas Belo Horizonte permitirá criar uma malha eficaz e operacional de linha ferroviária em bitola estreita métrica ligando os Estados do Nordeste ao Sul do Brasil e a Argentina, à Bolívia e aos portos Chilenos no Pacifico. Lembrando que  toda a malha ferroviaria Japonesa de carga e passageiros são em bitola estreita de 1,067 metro ( exceto o Trem Bala) medida muito próximo da bitola métrica e uma das melhores ferrovia brasileira com renome internacional a EFVM - Estrada de Ferro Vitória Minas e toda as ferrovia da malha sul que alcança os principais portos do sul do pais e do Porto de Paranaguá são em bitola métrica.

Pleiteamos, junto aos senhores nobres deputados à atenção e a ingerência junto aos órgãos Governamentais de Transporte, Negócios e Planejamento do Estado de São Paulo, que verifique nossa proposição de estudos para o bem de São Paulo e do Brasil.

 

       Pro Brasília Fiant Eximia
             "Pelo Brasil façam-se grandes coisas" 

                   
                 Carlos Eduardo do Nascimento

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