Nosso
Blog Ferrovia Campinas BH apoia a luta dos concidadãos do Sul de
Minas Gerais dos municípios em torno da rodovia MG 290, Pouso
Alegre, Borda da Mata, Inconfidentes, Ouro Fino e Jacutinga que faz
ligação rodoviária a Campinas em São Paulo através dos
municípios de Itapira, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.
Nossos
concidadãos estão organizado numa comissão em prol da duplicação
da rodovia MG 290 e já reuniu mais de 14 mil assinaturas em abaixo-assinado pela duplicação de 91,46 km da rodovia estadual de Minas Gerais que você também pode assinar a petição pública digital, clicando aqui :
No
dia 13 de julho de 2013, houve manifestação com mil e quinhentas pessoas no trevo Menino da Porteira, em Ouro Fino. Os manifestantes
fincaram cruzes no chão, em frente ao trevo e ponto turístico do Menino da Porteira - estátua e monumento em homenagem a música popularizada pelo Cantor Sergio Reis que por ironia conta a história do menino que ficava na porteira na estrada de Ouro Fino e morreu tragicamente nas patas de um boi na passagem de uma comitiva - na entrada da cidade e fizeram oração pelos mortos nos acidentes nesta estrada.
Somente em 2013, de janeiro a junho, a Polícia Rodoviária Estadual
de Minas Gerais registrou mais de 1800 acidentes. Tem ocorrido nesta
estrada a MG 290 uma morte a cada dez dias, o que ocasiona mais 36
mortes por anos, suficiente para lotar um cemitério de uma pequena
cidade.
Esta
rodovia estadual de Minas Gerais é originaria daquelas
centenárias estradas de terras desde os tempos dos bandeirantes e tropeiros na época da
exploração dos ouros que ligava antigas localidades onde passava
pessoas a pé, a cavalo, comitivas de gados e carros de boi, foram
asfaltadas nos anos 60 e 70 do século XX no auge da implantação da
indústria automobilística no Brasil, mas foram pavimentadas sem acostamento e com curvas fechadas; com o crescimento da economia e o
tráfego de automóveis e caminhões, a rodovia foi ficando perigosa e
necessita urgente de melhorias.
A
rodovia MG 290 esta localizada no sul de Minas Gerais umas das principais regiões
econômica do Brasil com o mais alto índice de crescimento
econômico, além de ser uma rodovia de ligação entre as principais
cidades econômicas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Brasil e a
ligações entre rodovias de alta capacidade de tráfego com grande movimentação de carga no eixo logístico que liga a Região Metropolitana de Campinas, as próspera cidades sul mineiras de Pouso
Alegre, Itajubá, Varginha, a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o
Nordeste Brasileiro, o que resulta no intenso tráfego de caminhões e carretas ou caminhões com reboques bi-articulado com até 30 metros de comprimento, que apertadamente cabe nos raios das curvas principalmente em velocidade, e é um caminhão difícil de se ultrapassar, e se um motorista em sentido contrário, principalmente se for outro caminhão ou ônibus, pode ser
surpreendido entrando numa curva com os semi-reboque do bi trem aparentando estar na pista oposta ou com pouco distância lateral entre veículos e sem acostamento para fugir de um provável incidente ou acidente.
Pode
parecer estranho a primeira leitura um blog de ferrovia apoiando e
defendendo melhorias e modernização numa rodovia; mas não, pois
é uma questão humanitária e urgente devido a grande
quantidade de acidentes com feridos e mortes. Lembrando que
o programa Parada
– Um Pacto pela Vida lançada pela Presidenta Dilma, com as presenças da cantora Paula
Fernanda, a atriz Cissa Guimarães e o corredor Emerson Fittipaldi,
para mitigar esta tragédia que abate sobre os brasileiros, com mais
de 40 mil mortes e milhares e milhares de vitimas em acidente de trânsito, todos os anos nas estradas, ruas e avenidas do Brasil. Pois, nossa mobilidade se faz a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus: nas ruas, avenidas e auto-estrada; e a ferrovia moderna é uma ferrovia intermodal, isto é uma
ferrovia integrada aos outros modais de transportes, principalmente
ao sistema rodoviário que é muito eficiente a curta distância e a média distância até trechos de 700 km e a ferrovia é eficiente a longas distâncias .
A
nossa proposta da reconstrução da Ferrovia Campinas BH, surgiu lá
atrás com o proposta pioneira de Carlos Antônio Pinto de Lavras em
1997 e recentemente lançamos a proposta na Audiência Pública da Frente Parlamentar do Congresso Nacional na Assembleia Legislativa de São Paulo em 17 de junho de 2011, para ligar a malha ferroviária sul
em bitola estreita com a malha ferroviária nordeste antes do
lançamento da proposta pela Presidenta Dilma do Programa de Investimento em Logística: Ferrovias e Rodovias o "PILFeR", lançado em agosto de 2012 e
continuamos defendendo a ideia, mesmo que os atuais tecnocratas
responsáveis pela gestão da proposta não estarem dando atenção, pois os
mesmo estão esquecendo que os modernos trens double-stack com vagões com contêineres em duplo empilhamento não passam nos túneis
da ferrovia São Paulo - Rio de janeiro na Serra das Araras que foram construídos no
século XIX e muito menos na Ferrovia do Aço que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro onde os túneis com a via férrea seriam eletrificados, foram construído
antes do surgimento desta nova geração de vagões double-stack nos EUA .
Defendemos
que a reativação da antiga ferrovia que ligava este trecho de
Campinas a Ouro Fino e Pouso Alegre seja feito num traçado novo fora dos centros urbanos dessas cidades e especificamente para cargas de médias e longas distância dentro do projeto do PILFeR, o que exigirá a
implantação de terminais intermodais de carga articulado com o sistema rodoviário , pois estas cargas e caminhões é que estão contribuindo e colocando em risco os moradores das cidades no trajeto da rodovia MG 290.
A justa reivindicação pela duplicação da rodovia MG 290
e trecho da BR 459
e trecho da BR 459
Mas
o principal agora é conseguirmos urgente a compreensão e o apoio das autoridades estaduais e federais, e felicitarmos os parlamentares e autoridades
que tem estado sensíveis a estas proposta para serem tomadas medidas urgentes e a realização de melhorias na rodovia MG 290 e serem realizados projetos e a conclusão da duplicação, não ficando apenas na
promessa; e também apoiamos a proposta de duplicação do trecho da Rodovia Federal Presidente JK a BR 459 ligando Pouso Alegre, passando por Santa Rita do Sapucaí a Itajubá, pois estes
trechos estão interligado em cruzamento com a Rodovia Fernão Dias numa região
econômica que no passado foi cogitado a transformação em Estado, ou
como desejavam denominar o Estado da Mantiqueira, mas que em futuro
próximo deverá ser organizado em Região Metropolitana do Sul de
Minas englobando Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e
Itajubá, que por tradição histórica estão no eixo da antiga e desativada Estrada de Ferro Sapucahy .
Carlos
Eduardo do Nascimento
O blog Ferrovia Campinas BH, recebeu da assessoria de imprensa do Deputado Estadual de MG - Dalmo Ribeiro release e cópia do edital a respeito do andamento das melhorias que serão feitas na rodovia MG 290 e colocaram se a disposição de qualquer duvida procurarem seu Escritório político para estar entrando em Contato com eles, sim estaremos participando em tudo que for pertinente aos interesses de nossos concidadãos de Minas Gerais, de São Paulo, do Brasil e dos Brasileiros ...
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