O plano do governo estadual de revitalizar linhas férreas
subutilizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no Vale
do Aço ganhou o apoio da iniciativa privada. A Secretaria de Estado de
Gestão Metropolitana (Segem) informou que recebeu 18 inscrições de
grupos (empresas individuais ou consórcio) que manifestaram interesse na
Parceria Público-Privada (PPP) das ferrovias.
No dia 15 de junho, foi iniciado o Procedimento de Manifestação de
Interesse (PMI) para identificar parceiros privados para o projeto, que
contempla 21 municípios de Minas Gerais, com um traçado total de 500
quilômetros.
A Secretaria se concentra agora na verificação das inscrições para
saber se toda a documentação entregue pelos interessados está dentro dos
requisitos estabelecidos. Após essa fase, será aberto prazo para que as
empresas enviem suas propostas para a execução da PPP. Da entrega das
propostas à analise caso a caso serão demandados oito meses. A intenção é
que em 2014 alguns trechos estejam iniciando a operação. A definição
dos parceiros do governo estadual ocorrerá em 2013, segundo a Segem.
Foram alvos do PMI quatro lotes. O primeiro se refere ao trecho que
vai de Sete Lagoas a Divinópolis, passando por Belo Horizonte. Nesse
caso, ele atenderia à demanda crescente no Vetor Norte de Belo
Horizonte. O segundo lote vai de Belo Horizonte a Brumadinho. O terceiro
ligará Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete, com uma derivação até
Ouro Preto. O quarto será na região do Vale do Aço.
Ainda será encomendado um estudo, orçado em R$ 5 milhões, para
detectar trechos subutilizados, inutilizados e a projeção de demanda e
necessidade de instalação de trilhos. De acordo com o secretário da
Segem, Alexandre Silveira, em São Paulo, os trens metropolitanos
transportam diariamente cerca de 4 milhões de passageiros. Para Belo
Horizonte, ainda não se sabe a dimensão exata da demanda, o que também
será alvo de estudos.
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