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O processo de licitação para a transposição da linha férrea em
Itpetininga (SP) deverá ter início na segunda quinzena de outubro. A
informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT). Nesta quarta-feira (26), o superintendente do departamento, o
engenheiro Ricardo Madalena, esteve na cidade e fez uma avaliação da
malha ferroviária que corta as ruas do município.
Além do início do processo de licitação, o DNIT ainda irá coordenar o Estudo de Viabilidade Técnica Ambiental (EVTA), para o projeto de transposição da linha férrea da zona urbana. De acordo com a prefeitura, a transposição deverá trazer benefícios, como a eliminação da incidência de acidentes nos cruzamentos entre a linha férrea e ruas da cidade. Para o espaço que ficará vago após a retirada dos trilhos existem três projetos possíveis em estudo: transformar o espaço em uma avenida, em uma ciclovia, ou aproveitar para instalar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), parecido com um metrô, porém, com poucos vagões. Segundo o secretário de Planejamento da cidade, Messias Ferreira Lúcio, um estudo preliminar já foi concluído, e será com base neste estudo, que o DNIT fará o projeto para a retirada dos trilhos. Neste estudo preliminar, a nova linha férrea terá cerca de 18 km e passará a cinco quilômetros ao norte do atual traçado, cortando os trechos sinuosos e ligando diretamente o bairro Mato Seco ao bairro do Curuçá, formando quase uma reta, o que seria propício para implantação de um trem de alta velocidade. O novo traçado também deverá integrar o projeto de cerca de mil quilômetros que ligará Belo Horizonte (MG) até Curitiba (PR) e será usado para transportes de cargas e passageiros. Foto: Caio Silveira / G1 |
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Pela reconstrução de uma linha ferroviária ligando Campinas a Belo Horizonte, através do sul de Minas
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Licitação para transposição de linha férrea é autorizada em Itapetininga
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