quarta-feira, 27 de junho de 2012

Empresários analisam crise e exportações em Campinas


O objetivo é apresentar aos executivos da região um panorama do comércio global e as perspectivas para novos negócios com a turbulência mundial

 

Por: Miltom Paes
CAMPINAS


 Em 2011, as exportações brasileiras atingiram US$ 256 bilhões, enquanto as importações somaram US$ 226 bilhões. Desse total, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi responsável por 8% de todo o volume do comércio internacional do País. Mesmo com a crise financeira mundial, os números devem aumentar ainda mais neste ano, pelas projeções do governo federal e entidades do setor, abrindo espaço para que novas empresas nacionais passem a exportar seus produtos.

Para falar sobre este cenário e debater formas de impulsionar o comercio internacional, a CargoNews promove hoje no Royal Palm Tower, a partir das 9 hs, em Campinas, o Encontro AEB Cargo News, com a presença do presidente interino da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, que fará uma palestra sobre o tema para empresários da região. O Royal Palm Tower fica na Rua Boaventura do Amaral, 1.274, no centro de Campinas.

De acordo com Luiz Antonio Guimarães, organizador do encontro, o objetivo é apresentar aos empresários da região um panorama do comercio internacional e as perspectivas que se abrem para novos negócios com a crise mundial. “É justamente neste momento que surgem grandes oportunidades de negócios e nossos empresários e executivos precisam estar atentos às chances”, explica Guimarães.

Outro tema que será abordado pelo presidente interino da AEB é o Custo Brasil. “Trata-se de um tema que não sai de moda, uma vez que nossa infraestrutura apresenta grandes deficiências e os sinais de melhoras ainda são tímidos, apesar das promessas e ações pontuais do governo federal. Isso trava obras e, por consequência, afeta diretamente os resultados das empresas brasileiras e da região”, afirma o organizador do encontro. 

“Campinas está localizada estrategicamente no Estado de São Paulo. É uma cidade importante para o comércio exterior e para a logística. Debates como o que promoveremos são de suma relevância para o setor, principalmente neste momento novo de Viracopos, agora administrado em conjunto pelo consórcio Aeroportos Brasil e Infraero”, completa.

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que há mais de 40 anos congrega e representa o segmento empresarial de comércio exterior, propugnando por medidas e regras que favoreçam a expansão competitiva e sustentável do comércio exterior brasileiro, propondo medidas para solucionar problemas nas operações de comércio exterior, realizando eventos e nos fóruns públicos e privados em que tem representação. A AEB mantém diálogo constante com os órgãos públicos e entidades intervenientes no comércio exterior, vocalizando e defendendo os interesses empresariais.

A AEB conta com Câmara de Logística Integrada (CLI) que tem destacada atuação nas áreas da logística, transportes e portuária, fazendo a interlocução entre os setores privados e públicos. A CLI / AEB coordena a atuação dos representantes indicados pela AEB para integrar os CAPs. A CLI atua também nos demais modais como rodoviário, ferroviário e aeronáutico. No evento, a AEB fará o lançamento de um livro com um estudo que tem por objetivo estruturar e ordenar dados e informações, para  viabilizar e facilitar a realização de análises, avaliações e novos estudos relativos ao tema comércio internacional.



Jornal DCI e  Panorama Brasil

27/06/2012 - 00h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário