quarta-feira, 6 de junho de 2012

Evento situa Campinas como a região do conhecimento

O InovaCampinas, que reúne representantes de todos setores da cidade discutirá inovação, sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo 


Por: Miltom Paes

CAMPINAS

Empresários, entidades, profissionais de diversas áreas e membros do poder público vão se reunir, na próxima semana, na segunda e na terça feira, no encontro “Inova Campinas – Fórum Regional de Inovação e Sustentabilidade & Mostra de negócios, Tecnologia, Oportunidades e Empreendedorismo da Região do Conhecimento”. O evento será  no Royal Palm Plaza Resort Campinas, das 8h15 às 18h, e  está sendo considerado um dos eventos mais importantes para destacar a Região Metropolitana de Campinas (RMC) como região do conhecimento, polo de alta tecnologia e inovação.

O InovaCampinas terá um congresso e uma exposição. A primeira parte analisará modelos internacionais de regiões que atuam na economia do conhecimento. O diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas, coordenador do Sistema Local de Inovação pela agência de inovação Inova Unicamp e um dos organizadores do evento, Eduardo Gurgel do Amaral, disse que o conceito de região do conhecimento é fundamental para auxiliar a região a aumentar sua capacidade de gerar inovação e valorizar o estímulo ao aprendizado contínuo. O evento é promovido pela Prefeitura de Campinas e pela Fundação Fórum Campinas, entidade criada pelos dirigentes das principais instituições de pesquisa da região, com a meta de intensificar a utilização da ciência, tecnologia e inovação como forma de alavancar o desenvolvimento socioeconômico e ter melhor  qualidade de vida. “Sabemos que a ciência e tecnologia em especial a sua forma de transformação em produtos e serviços tangíveis para a sociedade acontecem através da inovação. Sabemos também que inovação precisa de ambiente, de estrutura e de um processo sistêmico. São seus três pilares de sustentação. As instituições de pesquisa e desenvolvimento, que são as principais geradoras do conhecimento; o poder público como regulador; instituições não governamentais como Ciesp, Sebrae e Acic no apoio ao empresariado e na indução do desenvolvimento e as empresas que de fato fazem esse processo de transformação.”

Segundo Gurgel do Amaral, o evento seria uma consolidação de toda uma ação que vem ocorrendo há mais de uma década, a aproximação definitiva dos segmentos e a discussão de propostas na organização regional para traçar propostas de grandes diretrizes para que a região se consolide pelo conhecimento, que trabalha pautada na economia do conhecimento, ou seja, enfatizar a atração de empresas, apoio de base tecnológica pois tais empresas proporcionam empregos mais qualificados, com melhor remuneração e contam com produtos de alto valor agregado que contribuem tanto na arrecadação de impostos como em toda a base da pirâmide social.

O diretor-executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, disse que a Unicamp teve uma participação expressiva através da Inova indicando palestrantes, sugerindo a programação e mobilizando o público. Lotufo destacou que na questão do empreendedorismo a sociedade está cada vez mais em transformação e com a explosão das redes de comunicação e da Internet causam uma revolução na forma de como a sociedade é organizada e na forma como as empresas prestam serviço. “A gente percebe que vão surgir empresas inéditas, empresas onde cada vez mais o conhecimento é  importante, onde o tratamento da informação e a disponibilidade são aspectos importantes.


www.dci.com.br
06/06/2012 - 00h00


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário