quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Conselho da RMC coloca em debate o acesso à informação


Milton Paes
CAMPINAS -

A 129ª reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi promovida, na última segunda-feira, no Teatro Municipal "Dona Zenaide", em Jaguariúna.

Durante o encontro foi realizada uma explanação do livro: "Finanças Públicas e Capacidade de Investimento da Macrometrópole Paulista", da coordenadora da Unidade de Estudos Econômicos e Monitoração das Dinâmicas Urbanas e Regionais, Maria Lúcia Camargo.

"Parece que o trabalho foi uma ideia desenvolvida para a RMC. O objetivo era estudar qual a capacidade de investimentos das regiões metropolitanas e das Aglomerações Urbanas (AU) em um período determinado", disse Maria Lúcia.

De acordo com a publicação, foi desenvolvida uma metodologia de cálculo de um indicador geral, gerando um ranking que define a capacidade de investimento dos municípios da Macrometrópole Paulista (MMP), seja em recursos próprios ou recursos de terceiros.

A publicação do livro é resultado de uma parceria entre a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa) e a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe ).

O objetivo foi identificar a capacidade de investimentos das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas do Estado de São Paulo e, teve como base uma ampla análise de dados das receitas, despesas e endividamento municipais.

Durante a reunião Carmen Tavares de Araújo, também foi aprovada como membro Conselheiro de Orientação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp), em substituição a Luís Henrique Silva Scheneider.

Na ocasião, foi apresentada, ainda, a priorização da atualização do Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos. O prefeito de Artur Nogueira, Marcelo Capelini, sugeriu a formação de um grupo de trabalho para a elaboração de uma proposta relativa à Lei de Acesso a Informação.

"Este é um assunto que todos os municípios estão se inteirando e a proposta é para tentar fazer esse tema tão importante ser tratado e cumprido conforme a legislação", explicou Capelini.

"Este é um tema muito importante e temos que estar atentos", completou o prefeito de Pedreira e presidente do Conselho, Hamilton Bernardes.

DCI

25/07/2012 - 00h00 | Atualizado em 25/07/2012 - 00h04

Nenhum comentário:

Postar um comentário