quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dilma Rousseff institui o Plano Nacional de Saneamento

 Conferência das Cidades

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a abertura da 5ª Conferência Nacional das Cidades, na noite do dia 20 de novembro a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que institui o Plano Nacional de Saneamento e a criação de grupo de trabalho que acompanhará a implantação do plano. O Plansab define as metas para o saneamento em todo o país e prevê investimentos em torno de R$ 508 bilhões para os próximos 20 anos.


“No Brasil, o governo federal não investia em saneamento. O que estou falando é água tratada, é esgoto sanitário com tratamento e oferta, é política de resíduos sólidos e também de drenagem”, afirmou a presidente.

Dilma ressaltou ainda que saneamento é "vida" e representa desenvolvimento humano. "Ele está escondido no solo, os canos e os dutos estão lá embaixo. É fundamental para o país, e a gente tem que ter clareza disso. É índice de desenvolvimento humano ter água e esgoto tratados. A gente não pode em nenhum momento abrir mão disso, nós não podemos abrir mão de deixar que os percentuais, principalmente nas casas, de esgotamento sanitário sejam tão baixos no Brasil”, completou.

O plano representa uma vitória para a população, além de ser o norte para a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico. O acesso à água e esgotos tratados é um direito social do povo. O Plansab contempla os componentes de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

 O ministro das Cidades assinou uma portaria criando um grupo de trabalho para discutir a proposta de projeto de lei que cria a política que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano. 

O Ministério das Cidades informou que o plano servirá para a “universalização do acesso aos serviços de saneamento básico como um direito social, contemplando os componentes de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”.

20 de Novembro de 2013 


 Comentário do Blog Ferrovia Campinas BH : ferrovia é um transporte ambientalmente sustentável, e as montanhas das serras da Mantiqueira, são geradoras e criadoras de nascentes de água,  é importante que o desenvolvimento do sul de Minas seja feito com sustentabilidade, preservando o meio ambiente, e as cidades da região participem deste excelente programa do governo federal do Plano Nacional de Saneamento, pois a região do sul de Minas, gera e fornece agua para as cidades da região de Campinas, Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e o crescimento e desenvolvimento das cidades do Sul de Minas, deve ser feito com sustentabilidade deixando este importante legado do criador para as gerações futuras ...

Vídeo: Plano Nacional de Saneamento Básico



Vídeo: Plano Nacional de Saneamento Básico é tema em debate no Cenas do Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário